Wataten!: An Angel Flew Down to Me (Watashi ni Tenshi ga Maiorita!), vindo de um mangá de mesmo nome, escrito e ilustrado por Nanatsu Mukunoki e publicado pela Comic Yuri Hime, adaptado em anime pela Doga Kobo (YuruYuri, New Game!, Gabriel DropOut, The Helpful Fox Senko-san). Conta a vida de uma tímida estudante de design de moda ao se encontrar com um anjo pela primeira vez. Tal anjo, que  é na verdade só uma garotinha fofa.

Miyako Hoshino, uma estudante de faculdade de design de moda, que por ser muito tímida, acaba não possuindo amigos, e com isso passa muito tempo dentro de sua casa junto com sua irmã menor, Hinata, uma garotinha de escola primária, e que é bastante diferente de sua irmã. Por ser bem sociável, Hinata possui uma facilidade em fazer novas amizades, e convida-as sempre para brincar em sua casa.

Quando Hinata leva Hana Shirosaki (sua colega de classe) para sua casa, Miyako fica encantada com tamanha fofura da menina, e com isso, se vê forçada a conseguir com que Hana vista uma de suas roupas de cosplay e tenta se aproximar cada vez mais dela. Outra menina a qual entra na brincadeira de cosplayer é a Noa Himesaka, que se mudou recentemente para a cidade e estuda na mesma sala da Hinata, e por morar ao lado da casa da Miyako, acaba brincando com Hinata e Hana.

A diferença entre as personalidades delas criam uma dinâmica muito boa para o humor, fazendo com que qualquer situação se torne engraçada, como a Miyako sendo levemente estranha por não saber se portar com seus interesses em relação a Hana, que por sua vez, acha  Miyako problemática e sempre desconfia dela, mas aceita fazer os cosplays ao receber o seu pagamento em formas de doces. Noa e Hinata são personagens mais simples, uma só se importa em ser a mais fofa sempre, e a outra só se importa com sua irmã e seu enorme amor por ela.

Além delas, a obra faz um trabalho magnífico em quando adicionar novas personagens, dando tempo para o público se acostumar e gostar das já presentes, e então inserir uma nova personagem, para assim criar novas situações engraçadas, mantendo um clima divertido o tempo todo.

O design de personagem que já é lindo no mangá, é só melhorado pelo estúdio Doga Kobo, que faz sempre um trabalho maravilhoso com esse ‘gênero’, dando mais vida aos personagens com suas cores claras e poucos detalhes, combinando perfeitamente com o clima constante do anime.

Por ser um anime que não exige uma animação tão elaborada, os detalhes surgem mais nas expressões das personagens, como a cara de assustada da Hana, ou o sorriso de deboche da Noa, uma vez que o foco do anime é ser calmo e alegre, e isso, eles fizeram com maestria.

Além dos cenários serem bem feitos e bonitos, as músicas ajudam muito a manter esse clima, com ótimas trilhas de fundo que completam as cenas. Tanto a abertura “Kimama na Tenshitachi” quanto o encerramento “Happy Happy Friends” são cantadas pelas cinco Seiyū que fazem as crianças protagonistas (Hana, Hinata, Noa, Koyori e Kanon) e fizeram um ótimo trabalho nelas, sendo as músicas alegres e divertidas como o anime.

O anime tem coragem o suficiente para fazer graça e mostrar momentos nos quais Miyako parece que vai “passar da linha”. Porém, separa entre o gostar da Hana de forma amigável e o gostar levemente obsessivo, e usar o humor para fixar esse limite na relação das duas, foi inteligente pois passa a mensagem, e mantém o clima feliz e alegre do anime.

9.0
Nota final

Prós

  • Personagens carismáticos e fofos.
  • Ótimo design de personagens.
  • Boas piadas.
  • Ritmo e clima bem feito e não cansativo.

Contras

  • Algumas ações levemente suspeitas da Miyako com a Hana.
Animação
8
Roteiro
10
Trilha Sonora
8
Personagens
10

Veredito final:

Wataten! é ótimo no que se propõe, que é ter um clima divertido e contente o tempo todo, todas as piadas do anime funcionam com seus personagens e a relação entre eles é bem feita. Além disso, mostra a leve progressão da Miyako contra sua imensa timidez graças a ajuda das crianças.