ArtigosColunasCuriosidadeDestaque

De onde vem o Spoiler?

“O spoiling é o que é enquanto não afeta os índices de audiência. Talvez haja cinco mil pessoas na Internet, mas existem 20 milhões de espectadores, e eles não ficam na Internet.” – Mark Burnett

É claro que isso foi dito há mais de dez anos atrás, mas Mark Burnett, que considerava o jogo dos spoilers muito divertido, perdeu o interesse pela brincadeira quando as grandes redes de notícias conseguiram ter acesso a essas informações, fazendo com que tudo chegasse a ambientes mais públicos.

Mas espera um pouco, eu acho que acabei de dar um Spoiler pra vocês.

Onde tudo começou?

A ideia do spoiling começou há muito tempo atrás.Essa arte – se vocês quiserem chamar assim – praticada somente pelos mais sem coração, começou pela disparidade de tempo e geografia entre os antigos e novos meios de comunicação.

Pense comigo, uma série era exibida na Costa Leste dos Estados Unidos e só 3 horas depois seria exibida na Costa Oeste. Isso sem comparar com o mercado internacional, que muitas vezes só recebia esses conteúdos 6 meses depois de sua primeira exibição.

E isso não foi problema por um bom tempo, até que os fãs começaram a se encontrar online. Uma pessoa que já tinha visto o episódio postava tudo sobre ele online, enquanto aqueles que ainda estavam esperando o horário de exibição reclamava que o episódio tinha sido “estragado” (“spoiled”). Também foi aqui que surgiu a tag de spoiler, marcando as postagens com um alerta para quem ainda não tivesse assistido o episódio mais recente.

O Boom dos Spoilers

Essa coisa que hoje é tão natural na internet só ficou realmente popular com a série Survivor (2000), um daqueles Reality Shows de sobrevivência. A série tinha um episódio por semana e a cada exibição as pessoas discutiam entre si quem seria o vencedor e quem seriam os próximos eliminados.

A série era realmente muito popular, e os fãs mais aficcionados – conhecidos na época como os spoilers (“estragadores”) fariam de tudo para encontrar o máximo de informações possíveis até mesmo antes dos lançamento dos episódios. Assistiam aos episódios gravados e até mesmo utilizavam fotos de satélite para encontrar a base do acampamento.

O mais interessante é que Survivor pedia para as pessoas especularem sobre o que aconteceu (ou vai acontecer), como em Attack on Titan ou Death Note. E depois de um tempo, o spoiling (“estragamento”) de survivor se tornou um jogo de gato e rato entre os fãs e os produtores. Um jogo onde a própria equipe de produção – especialmente o produtor executivo, Mark Burnett – colocava pistas e informações escondidas nos episódios. Fazendo os fãs assistirem com ainda mais atenção.

Mas eu dei um spoiler no começo do texto, e vocês sabem muito bem onde isso vai dar.

O Fim do Final Surpreendente00

Conforme as informações descobertas pelos spoilers chegaram aos grandes portais de notícias, deixou de ser um jogo divertido para Mark Burnett, se tornando uma ameaça a relação de mistério que ele queria desenvolver com a maior parcela do público da série.

Conforme a produção parou de esconder as pistas nos episódios, os fãs de Survivor foram se dispersando, e jamais saberemos onde os spoilers mais populares foram parar.

O que sabemos é que toda essa prática de descobrimento de informações – para esses fãs – era também uma forma de passar mais tempo consumindo e interagindo com uma série que tanto gostavam. Isso afetou não só o investimentos dos fãs na série e como ela era consumida, mas também como era produzida!

Se tudo isso eventualmente não tivesse impedido os produtores de controlar o andamento da série, talvez os fãs de Survivor estivessem investigando as temporadas até hoje – isto é, se alguns ainda não estão.

Muito obrigado por ler, espero que tenha gostado desse pequeno texto sobre a história dos Spoilers. Pra quem quiser se aprofundar mais no assunto, este texto foi desenvolvido em cima do primeiro capítulo do livro “Cultura da Convergência” de Henry Jenkins.

E se você quiser apoiar esse projeto financeiramente, é só ir lá em apoia.se/animecrazies e picpay.me/animecrazies, assim você pode fazer parte do nosso grupo no Telegram, para conversar com a gente – e todos os outros apoiadores, se dar spoiler de Attack on Titan é passível de rasteira ou não. Quem encontrar meu @ escondido nesse post, me segue no insta.

Muito obrigado por ler até aqui, e até a próxima!

Ver mais

Sérgio Campelo

Tem algo de errado com as pessoas que procuram realidade na ficção.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar