Em uma entrevista com representantes da revista Fujinkoron, o diretor Makoto Shinkai, o qual ficou popularmente reconhecido pelo seu último sucesso mundial, Your Name. Revelou algumas de suas motivações e conexões pessoais com o seu mais novo longametragem, Weathering with You.

“Nasci e cresci na cidade de Koumi, na província de Nagano, localizada em um planalto cercado de montanhas”.

Essa foi a sua resposta quando lhe perguntaram o porquê de o tema “natureza” estar tão presente em suas obras.

“Por volta dos anos 70, quando era um pouco mais ingênuo do que sou hoje. Minha casa esteve sempre cercada por natureza. Era um ambiente em que eu me encontrava completamenre envolto. Lembro-me de olhar para o céu todos os dias e ficar perdido em meu mundo particular. Chego até a dizer que eu estava mais para uma criança avoada, que uma romantica”.

Ele diz que não tinha nenhuma carreira definida nessa época, embora sempre gostasse muito de criar ilustrações em aquarela desde a infância. No entanto, ele se opôs as decisões de seu pai com relação ao que ele deveria ser no futuro, pois, desde a era Meiji (1867 – 1912), a família Shinkai operava um negócio própio na ramo de contruções e seu pai gostaria que ele assumi-se a empresa por ser o filho mais velho.

“Ao contrário de Hodaka (protagonista masculino de Weathering with You), eu não tive a coragem de sair de casa, pois não queria deixar a minha belissima cidade natal para trás, então, eu estendi o período de meu acordo, girando minhas rodas”.

No fim, Shinkai acabou se mudando para Tóquio por conta dos estudos, e após a sua formatura, ele já estava preparado para trabalhar em uma construtura no intuito de ter uma base para assumir os negócios da família. Porém, por uma ocasião do destino, decidiu se juntar à uma empresa de desenvolvimento de jogos, o que infureceu sua família, principalmente seu pai. Ele se recusou a voltar atrás em sua decisão e através do seu trabalho no estúdio, descobriu a alegria de combinar imagens com música.

Obs: Uma curiosidade é que o tema mudança para cidade grande é algo muito recorrente em quase todas as suas obras. Podemos dar como exemplo um comercial para TV da faculdade Z-KAI, feito pelo diretor em 2014. Portanto, podemos supor que o período em que Shinkai passou estudando na faculdade em Tóquio, foi muito especial para a sua carreira.

 

Inspirado por tudo aquilo que havia aprendido, Shinkai decidiu se arriscar na criação de sua primeira animação, esforço esse que resultou em um formato de curta, seu nome: She and Her Cat. Vencedor do concurso de animação CG Doga em 2000.

 

Encorajado pelo sucesso, Shinkai deixou o seu emprego na desenvolvedora e começou a focar em suas própias animações. Até hoje, o diretor fala que não sabe onde como conseguiu encontrar a coragem necessária para se opor aos planos de seu pai.

“Eu meio que acho que se meu pai tivesse me dito desde minha juventude, de que eu iria me tornar um cineasta. Provavalvelmente eu não estaria onde estou hoje. As vezes acho que rebelar-se é algo que está em meu instinto.”

No entanto, mesmo depois de todas as intrigas entre ele e sua família, Shinkai diz não guardar rancor por seus pais.

“Apesar de tudo o que aconteceu, eu ainda sou muito grato aos meus pais. Lembro-me de quando minha mãe me disse: ‘Você deve fazer o que ama’, aquelas palavras simplesmente me salvaram com relação a seguir em frente com meu sonho. Eventualmente até meu pai decidiu me dar uma chance e me apoiar. Ele me disse para experimentar a industrias dos animes por cinco anos e voltar para casa caso não desse certo.”

Shinkai diz que deseja que Weathering with You transmita a importância de ter a liberdade de decidir o modo de vida de alguém.

“Meu desejo é que tanto pais, quanto filhos assistam este filme juntos, e ao fim, possam ter uma conversa franca sobre o que cada um achou. Na minha opinião, o melhor da indústria do entretenimento são as experiências compartilhadas. Pois são elas as capazes de conectar com as pessoas independente das gerações e opiniões própias.”

O diretor afirma que não se sentiu tão pressionado em cumprir as expectativas devido ao sucesso anterior de Your Name, mas sim, dizer que Weathering with You mudou a maneira a qual ele vê o seu trabalho. Ele também diz que antes de Your Name, as pessoas que assistiram suas obras anteriores eram geralmente o público em geral dos fans de anime. Porém, destaca que como o aumento de sua audiência o fez reavaliar o papel do entretenimento em refletir a sociedade ao seu redor.

Mudanças climáticas são um tema bem presente em sua nova animação, quando perguntado sobre isso, Shinkai respondeu:

“As pessoas dizem que os humanos estão destruindo a natureza por conta de seus própios desejos e conveniências, e de fato, eu realmente concordo com isso. Mas ainda assim, eu sou alguém que não pensa duas vezes em ligar o ar condicionado quando está calor. Podemos considerar a mudança climática um fenômeno de larga escala, porém, não há muitas coisas que uma pessoa sozinha possa fazer. No entanto, também não podemos dizer que minhas ações pessoais não influenciam o ambiente. É justamente isso um das motivações que me levou a fazer esse filme, no intuito de pensar em como lidar com esse problema através do entretenimento.”

E por fim, sobre as críticas negativas que recebeu sobre a trama de Your Name, como interpretações de que se trata de uma história em que desastres podem ser evitados sem consequências e o que devemos esperar de Weathering with You, Shinkai respondeu:

“Em Weathering  with You, nossos protagonistas estão a mercê do destino, mas apesar disso, eles mesmos decidem como querem viver suas vidas. Tenho certezas de que muitas pessoas não ficarão contentes com suas escolhas, mas isso faz parte da experiência, então tudo bem. Creio que o meu papel nessa história é criar uma trama sem dizer o que é certo e o que é errado. Acredito que esse é o maior aprendizado que tive com Your Name.”

Weathering with You teve a sua estreia em 19 de Julho de 2019 no Japão e atualmente já conta com uma bilheteria mair que 11 Bilhões de yens (430 Milhões de reais aproximadamente). Porém,  ainda segue sem informações com relação a sua estreia no Brasil.

 

Leia mais sobre: Weathering with You.

Fonte: Fujinkōron (Akane Maruyama)