Skip links

A Narrativa do Amor nos Animes

O Amor! Ah, como é lindo e romantizado no mundo do entretenimento, sempre sendo aquela história que os personagens principais terminam juntos. Pois é, esse enredo é os mais comum, no entanto na indústria dos animes existem vários tipos de narrativa que surpreendem por serem únicos. Então neste artigo será comentando alguns gêneros e tipos de animes que constrói uma história comum ou totalmente diferente do esperado.

Wotaku ni Koi wa Muzukashii

Um dos melhores animes de romance atualmente, conhecido como Wotakoi, tem uma história muito legal sobre a vida amorosa dos otakus – lembrando que no Japão o termo “Otaku” é usado para pessoas viciadas em alguma coisa, sendo games, animes, pescas, trens etc – O mais interessante é que mostra como é a relação de cada casal otaku, sendo bem engraçado por conta deles entrarem em conflito, às vezes, por causa de seus hobbies. Nele tem uma sendo fujoshi, outra uma cosplayer, outro que adora yuri ou coisas fofas e o mais tranquilo que é viciado em games. Nos mostra, barsicamente a vida casual dos casais e alguns problemas amorosos com um tom humorístico.

Além de mostrar cenas fofas e a evolução que cada personagem tem um com o outro, mostrando uma vida amorosa, mas também uma vida de trabalho.

White Album 2

Partindo agora para um gênero bem diferente do anterior. White Album 2 é um anime que mistura música, romance e drama fazendo uma história entre os personagens e suas relações. Antes de tudo, a partir daqui terá alguns spoilers, então para quem não assistiu recomendo que veja e depois volte nessa parte.

White Album 2 tem um começo bem normal, mostrando os personagens e seus objetivos para o futuro, no entanto no meio da história começam os eventos amorosos e um drama entre os personagens principais com seus reais sentimentos. Até o final do anime, na qual o maior desenvolvimento é essa questão sobre estar amando a pessoa certa ou não, o fazendo ser bem dramático e romântico.

Love Stage

Love Stage foi um dos primeiros yaois que assisti e achei interessante e a narrativa do amor neste anime está no modo que é desenvolvido a relação dos dois personagens principais.

Izumi Sena foi um ator desde pequeno, no entanto ele fazia papel de uma garota, logo se vestia e parecia como uma, assim sua aparência chamava atenção, principalmente para Ryouma Ichijou que se apaixonou quando o viu. Não sabendo que é um garoto, e desde então levou esse amor não correspondido até encontra-la novamente.

Após alguns anos, quando Izumi parou de atuar, ele volta com o mesmo papel fazendo duo com Ryouma que o esperava ansiosamente para trabalhar novamente ao lado de sua amada. A partir disso é desenvolvido o amor entre os dois, que mesmo Ryouma descobrindo a verdadeira identidade de sua paixão, hesitou de começo seus sentimentos, mas aceitou em pouco tempo que realmente amava Izumi, o conhecendo melhor e passando mais tempo com ele. Assim como com este que foi criando uma relação de amizade e amor por Ryouma.

Akuma no Riddle

Akuma no Riddle provavelmente será a narrativa mais diferenciada de todas da lista, pois, é um yuri com ação, sendo que se for ver pela imagem dá para ter uma noção dos casais. Mas afinal, tem romance nisso? E a resposta é não, mas ele entra na lista pelos motivos e relações que a personagem principal tem com uma das personagens.

Ichinose Haru estuda em uma escola particular, chamada Myoujou, mas o que ela não esperava que ela é um alvo de 12 assassinas e quem a matá-la ganhava um prêmio. Todavia, uma das assassinas, Azuma Tokaku, começa a ter sentimentos pela Ichinose e decidi protegê-la das outras “colegas” de classe.
Como dito antes, não tem um romance claro e visível, mas mostra uma relação diferente dentre as personagens, além das principais, as outras personagens também são shippaveis.

Kuzu no Honkai

Se White Album 2 teve drama, esse aqui supera! Kuzu no Honkai é um anime que realmente bota em questão um amor proibido e que não será correspondido jamais. O enredo é sobre Hanabi Yasuraoka e Mugi Awaya que se apaixonaram pelos seus professores, mas sabem que não acontecerá nada, já que uma relação entre aluno(a) e professor(a) não é muito bem visto pela sociedade. Logo Hanabi e Mugi começam a “namorar” para suprir esses sentimentos.

O anime levanta algumas questões morais sobre o amor, havendo traição, amor proibido, sofrimento amoroso e não correspondido. A história pode parecer exagerada e dramática, mas tem algumas questões que realmente acontece no mundo real.

Toradora

Antes de terminar essa pequena lista, não podemos deixar de falar um dos clássicos. Toradora é considerável uma “porta de entrada” para quem está começando a ver shoujo, sendo uma história bem fofa e com um pouco de drama também que faz diferença.

Para quem não conhece, o enredo é sobre Aisaka Taiga e Ryuuji Takasu que se ajudam após descobrirem que eles gostam do(a) amigo(a) um do outro, então ao passar do anime é mostrando o desenvolvimento deles e com seus objetivos amorosos.

Toradora é bem fofo e faz seu coração ficar quentinho, uma ótima opção para quem está procurando uma história escolar com comédia e amorzinho. Mesmo parecendo uma sinopse clichê, é uma história que ensina muita coisa do seu próprio jeito e, claro, com os personagens únicos.

The Quintessential Quintuplets

E é claro que não podia faltar os romances com hárem, mas há uma diferença nesse especificamente, todo gênero romântico que envolve várias garotas existe a possibilidade de ser a chata ou então a primeira que entra em cena.

Neste anime, a situação é outra, o enredo será o mesmo, como todo Love Hina ou Nisekoi, terá os eventos escolares, algumas cenas ecchis ou então o famoso momento que o personagem principal vai beijar uma delas, só que é interrompido pelas outras. Enfim, um clichê, mas The Quintessential Quintuplets tem uma ordem de acontecimentos diferente dos demais e personagens únicas.

Fique calmo, mesmo mostrando com quem o personagem principal irá ficar, a história conta sobre Uesugi Fuutarou que vem de uma família de baixa renda, mas como é um dos melhores da escola, recebe uma proposta para dar aula particular, ele só não esperava que fossem cinco, ou seja, quíntuplas, então vai mostrando como a relação dele com as cinco vai se construindo.

E o que mais chama a atenção é que cada personagem tem sua própria relação e identidade, chamando a atenção de quem procura um anime que quebra o clichê e sem exageros, como tapa ou voadoras vindo da tsundere.

Menção Honrosa: Kiss him, not me!

 

Uma menção honrosa para “Kiss Him, Not Me!” que é um hárem inverso, ou seja, em vez de ter várias garotas e apenas um garoto, nessa ocasião é vários garotos e apenas uma garota. Esse anime tem uma história muito humorístico, a personagem principal, Serinuma Kae, é uma fujoshi viciada e gordinha, até mesmo um dos garotos que se apaixona por ela, antes de um evento, a zoava, mas ela não ligava, o que importava era seus personagens 2D.

Até que um dia seu personagem morre na serie e ela fica trancada em seu quarto por alguns dias sem se alimentar, após esse tempo sua família arromba sua porta e quando puxa seu cobertor, ela está magra por conta desse tempo sem se alimentar. Após esse acontecimento, quando chega em sua escola, todos os garotos a enxerga com outros olhos, até mesmo o que zoava ela começa a ter interesse nela.

É interessante que durante o anime é mostrado que a personagem, mesmo com uma aparência mais chamativa, ela não se importava com os garotos em volta, sua aparência mudou, mas sua personalidade continua o mesmo, então em vez dela se imaginar com um dos garotos, ela apenas shippava eles entre eles mesmos. O romance em si é mais comédia, os garotos correndo atrás dela, mas ela apenas ligava para o 2D.

Nota:

Sei que deixei vários animes com um romance diferenciado de fora, mas também o texto ficaria muito grande, então esses que estão nesse artigo são os que mais me lembro ao certo e outros que achei a premissa diferente e interessante em citar.